A Acolhida na Colônia foi criada no Brasil em 1999. Trata-se de uma associação de agricultores integrada à Rede Accueli Paysan (atuante na França desde 1987) que tem a proposta de valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico. A Acolhida é uma associação de mais de 100 agricultores familiares em Santa Catarina que abriram suas casas para receber visitantes de forma vivenciar a vida no campo e rotina da agropecuária na propriedade.
Tudo começou quando fui subir a trilha de Santa Bárbara, em Santa Rosa de Lima, para acampar no Campos dos Padres em Urubici em agosto de 2021. Terê-tê-tê... numa conversa do Maurício Pantaleão com a Lucilene Assing, eu me ofereci para escrever o projeto para a proposta de inovação tecnológica para o agroturismo da Acolhida na Colônia. E a história começou com um trabalho de parceria com o projeto da Roteiros Rurais que deu vida a Central de Reservas da Acolhida no escritório em Santa Rosa de Lima.
Com a necessidade de alguém assumir o administrativo do escritório e o meu trabalho no comercial, acabei me mudando para o município e iniciando um trabalho que envolviam a organização interna documental para que o comercial fluisse bem.
A primeira tarefa foi a de analisar os processos do Programa Da Horta à Mesa e verificar a viabilidade de seguir com o trabalho em rede de fornecer cestas de alimentos a grupos de moradores da Grande Florianópolis através da plataforma: Faz a Feira. Entre algumas ferramentas que usei para verificar socioeconomicamente a situação, usei a Análise de Redes Sociais (ARS) com a ajuda do sistema Gephi para a análise.
Com esta ferramenta, foi possível visualizar a distribuição de vendas e a homogeneidade dos atores rurais na participação na rede de comercialização de produtos da agricultura familiar entro deste programa. Além disso, a análise dos fluxos de trabalho, assim como o mapeamento dos processos.
Este é um fluxo prévio, de uma primeira etapa de melhorias na gestão em 2022. Agora, o fluxo está um pouco diferente.
O ano de 2022 foi um ano de repensar a estrutura, mapear os atores, estudar a viabilidade econômica da rede e os associados pensar na reestruturação da Acolhida na Colônia depois de 23 anos de existência.
Capacitação dos novos associados de Bom Retiro em mídias sociais e estratégia de comercialização da Acolhida na Col
Visita técnica dos estudantes de agronegócio do SENAR no Recanto dos Orgânicos da Acolhida na Colônia
Em meio a capacitações e comercialização de roteiros de agroturismo.